quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SALAS DE RECURSO

Experiências com alunos da Educação Especial


Trabalhamos com crianças especiais a aproximadamente 2 anos e temos um enorme carinho e amor por elas, cada um com as suas diferenças e peculiaridades que as tornam únicas e especiais.
Durante esse pouco tempo de convívio com estas crianças temos aprendido muito não só como profissional da educação mais como ser humano. Vejo que a inclusão bem-sucedida de alunos portadores de necessidades especiais na escola regular requer um sistema educacional inclusivo, portanto, uma escola transformada, com professores capacitados aptos a cuidar e ensinar com amor e carinho essas crianças.
No nosso trabalho com crianças de 3ª a 8ª ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Dom Orione, trabalhamos com um total de 20 alunos, dos quais apresentam dislexia, retardo mental, baixa visão, hiperatividade e deficiência auditiva. Diante desse quadro as “Salas de Recursos” devem estar estruturadas e qualificadas para atender esses alunos. Os professores(as) devem utilizar de meios dinâmicos para atrair a atenção dos alunos como: as oficinas de matemática; as peças teatrais; as dinâmicas em grupo, enfim todos os meios que se fazem necessários para o bom funcionamento e aprendizagem dos alunos.









































































































































As salas de recurso do Colégio Paroquial Dom Orione, é composta de quatro turmas, sendo três professores: LUCILÉIA MARIA DIAS DA SILVA, MARIA MOREIRA MAGALHÃES e TEREZINHA COELHO MARINHO. Contando com trinta e seis estudantes, oriundos das salas regulares da Escola Paroquial Dom Orione e do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco.

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